RELATOS & RUMORES

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008



HILTON ALVINE

O destacado artista radicado em Anta, recebeu durante os dias de carnaval, inúmeros amigos que vieram do Rio e de São Paulo, para conhecerem seus interessantes trabalhos que podem ser vistos diariamente, numa expécie de exposição permanente nas várias dependências externas de sua ampla e confortável casa no centro do importante Distrito. Sua simplicidade e afabilidade, ainda não conseguiram despertar o interesse não só do secretário de cultura da cidade, mas também da própria secretaria de educação. Sem se per-der em críticas, as vezes deixa escapar que ficaria muito feliz caso recebesse visitas de alunos das várias séries do ensino fundamental da cidade. apesar de triste por serem seus trabalhos desconhecidos pelos jóvens da cidade, isso não acontece com os de outras cidades vizinhas. Recentemente, ele foi homenageado no poético Distrito de Conservatória, em Valença.













































PREVER PARA PROVER

Os temporais do ano passado atingiram cruelmente os moradores de áreas de risco dos Distritos de Posse e Pedro do Rio. Como sempre acontece em tais ocasiões, a prefeitura logo enviou um socorro emergencial, hospedando moradores no Ciep "Gabriela Mistral", assistindo-os com alimentos e remédios por 4 a 6 dias, ficando por aí. Medidas preventivas para o futuro, nem pensar. Entregues à própria sorte pelo poder público, este ano os possenses e pedrorienses foram salvos pelo Poder Divino. Entretanto, desta vez a tromba d'água se voltou para nossos irmãos de Itaipava, onde o poder público (igualzinho ao ano passado) também está agindo depois da porta arrombada. Enquanto continuarmos ouvindo bazófias ou teorias de sofisticados pseudo planejadores das palavras vazias, todos os anos será rigorosamente igual. São as desgraças que chamam de fatalidade.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

CRATERA É PERIGO PARA VIAJANTES


Uma ligação alternativa entre a Rodovia BR-040 (Levy Gasparian) para ligar correntes de tráfego pesado entre Minas e São Paulo, passando pelo entorno de Três Rios, sofreu fortes estragos com as chuvas que castigaram a região no ano de 2006. Infelizmente, até hoje a perigosa irregularidade não recebeu a correção que deveria, e continua ignorada por parte do Ministério dos Transportes. Há uns 2 meses, mantivemos contato com o gabinete do Ministro Alfredo Nascimento, expondo a lamentável situação, que expõe centenas de vidas de passageiros de diversas empresas como Cometa, Útil, Salutaris, entre outras, que trafegam pelo local, além de carretas e veículos menores. O prefeito de Três Rios, se mostra impotente para sensibilizar as autoridades da área, e o público usuário fica à mercê do perigo, como se pode observar pelo flagrante obtido pela reportagem de Relatos & Rumores. Um automóvel já caiu no enorme buraco que consome mais da metade da pista e, por sorte, seus ocupantes sofreram apenas ferimentos mas o veículo ficou irrecuperavel. Em dias de chuva, a visibilidade é mínima e automobilista que não conhece o local, pode ser surpreendido, já que fica numa curva. Cruzamento de dois veículos é impossível. A variante é considerada da maior importância, embora não receba a menor atenção por parte do Ministério dos Transportes e. tampouco da prefeitura de Três Rios, já que se trata de via que serve também de ligação com bairros importantes da cidade.

CABRAL VISITOU ÁREA CONFLAGRADA

O governador Sérgio Cabral anunciou a liberação de R$ 3 milhões para socorrer a região de Itaipava, a mais afetada pelas chuvas. O governador relacionou as ocupações irregulares ao assoreamento do Rio Santo Antonio, que transbordou e inundou a área, destruindo casas e trechos das encostas da estrada BR-495, que liga Petrópolis a Teresópolis. O temporal deixou 70 famílias desalojadas (temporariamente sem casa) e 19 desabrigadas (sem casa)."Vamos ser rigorosos na fiscalização dos rios e das ocupações, para evitar que tragédias como essa voltem a acontecer", afirmou Cabral Filho, que na quarta, visitou o distrito atingido pelas chuvas. O governador também informou que equipamentos e caminhões estão sendo enviados para a cidade pela Fundação Superintendência de Rios e Lagoas (Serla). Cabral Filho disse que já solicitou emergência ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para as obras de recuperação da BR-495. Em apenas 20 quilômetros da estrada foram registrados mais de 200 deslizamentos.

Josafá postula executivo pelo PDT



Josafá Batista Reis, funcionário público municipal aposentado pela PMTR, não acredita na hipótese do diretório local vir apoiar o candidato indicado pelo prefeito Celso Ramos, que teria cerca de 7 partidos sob seu contrôle, inclusive a sogla criada pelo saudoso Leonel Brizola. Na condição de um dos filiados mais antigos, ele revelou para nossa reportagem que, no mais tardar, em março próximo serão realizadas as convenções municipais, e que o presidente Carlos Lupi vai determinar que seja oficializada uma intervenção na cidade, indicando os nomes que forem apresentados pelos chamados membros autênticos, dos quais ele é um dos fundadores. Caso isso seja confirmado, seu nome será indicado por aclamação como candidato a prefeito nas próximas eleições.

CINCO MANDATOS DE ELAIL






Um dos vereadores recordistas, com passagem em cinco mandatos pela Câmara de Vereadores de Três Rios, Elail de Lima afastou-se já há algum tempo das lides políticas. Nós que presenciamos suas atuações naquela casa legislativa, podemos confirmar que foi um dos melhores edís que por alí passaram. Conhecedor das leis do país, do estado e do município, (é formado em Direito), pode se dizer que foi o diferencial. Bons tempos aqueles em que os vereadores jamais permitiam o menor tipo de cooptação, agindo sempre de acordo com suas próprias convicções. Outro que também adotava tal tipo de comportamento, é o Alberto Fernandes de Oliveira, hoje recolhido ao convívio da família. Infelizmente esse tipo de político anda um pouco afastado dos partidos, razão pela qual muitas vezes o caminho fica aberto para o exercício da demagogia. Que dizer sobre as mulheres que nem mesmo entram na cota determinada pela legislação, devido a dificuldade encontrada para que sejam feitas as necessárias filiações. Com isso, quem perde é o povo trirriense.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

LIXÃO DO MANAIM

Até o presente momento, a Comdep não tomou as devidas providências para acabar com a prática de seus próprios caminhões despejarem toda espécie de materiais inservíveis e até mesmo lixo orgânico e outros, na localidade denominada Manaim, na Jacuba. O local fica junto a margem direita do rio Piabanha, e já está se tornando por demais desagradável passar por alí. Já recebemos as mais diversas queixas, e até mesmo o presidente da Comdep foi comunicado mas nenhuma providência foi tomada. Na verdade, está se tornando muito difícil entender o que está acontecendo para que tenha continuidade uma ocorrência desse tipo.

POMBOS: PRAGA EM TRÊS RIOS


Os pombos se constituem hoje em dia, numa das maiores pragas para a saúde pública da cidade. Pelo que se pode notar, da parte da Municipalidade, nenhuma providência vem sendo tomada para evitar que o problema se agrave ainda mais o que, fatalmente, somente irá onerar ainda mais a secretaria de saúde. Cabe agora ao Departamento de Zoonoses da Prefeitura tomar as medidas que achar convenientes para o problema em questão. Como já é do conhecimento da comunidade médica, os pombos transmitem doenças graves. A criptococose, é um fungo. Seu contágio se dá pelo ar, pela inalação do pó carregado pelo vento, contendo fezes secas e pela ingestão de alimentos contaminados. Os principais sintomas dessa doença são: febre, tosse, dor no tórax e sangramento da mucosa pulmonar. Num quadro mais evoluido e agudo, pode haver o desenvolvimento da meningite (Criptocócia = Pneumonia Atípica), que por sua vez, tem sintomas mais específicos como dores de cabeça e na nuca, febre alta e mal estar geral. É também im-portante alertar a Prefeitura para fazer o mais rápido possível o saneamento nas proximidades de nossos rios, onde há também uma grande proliferação de ratos, pulgas, pernilongos, bara-tas e insetos em geral. As informações desta matéria foram fornecidas pelo Departamento de Medi-cina Veterinária da Unesp, com a participação direta de acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária. Existem no comércio vários produtos, que são aplicados sobre telhados, beirais, etc. com o objetivo de afastar as aves do local. Sua ação se baseia no desconforto provocado pelo contato das aves com a substância, o que as faz se afastarem do local. O Ornitrol, produto americano, é um inibidor da reprodução de pombos.

PM DO CORONEL GILSON PITTA

Coronel Gilson Pitta:
Inteligência e Informação a filosofia da PM
A linha-dura sentou na cadeira máxima da PM. Simpático à política que preza a disciplina e o combate à corrupção, o novo comando da corporação vai colocar nas ruas uma polícia bem menos social e mais combativa. Não necessariamente na base do ‘brucutu e pé-na-porta’, já que o histórico de Gilson Pitta, comandante da PM, e Antônio Carlos Suarez David, chefe do Estado-Maior, é de reprimir com rigor os excessos de policiais, segundo coronéis reformados que já comandaram a dupla. Mas o apego à hierarquia e à disciplina estão, para o novo comando, bem acima de qualquer outro atributo do policial militar. O Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Gilson Pitta Lopes, através da Assessoria de Imprensa da PMERJ, comunica as seguintes mudanças de Comando e de Chefia: O tenente-coronel Fernando Príncipe Martins, do Batalhão Especial Prisional (BEP), foi exonerado da função e transferido para o Diretoria Geral de Pessoal (DGP). Em seu lugar, assume o tenente-coronel Genésio Lisboa Neves Júnior. Pelo menos por enquanto, não temos informações quanto a possíveis modificações no Comando dos quartéis de Três Rios e de Petrópolis.

SERENATA IMPERIAL

SERENATA IMPERIAL


Como abertura do carnaval, o Shopping Vilarejo, apresentou para o público, a Serenata Imperial, um conjunto especializado no culto daqueles sucessos musicais inesquecíveis. A maioria dos seus inte-grantes, é composta por cantores da faixa dos 60 anos para cima, que ainda ostentam a mesma alegria e entusiasmo dos mais jóvens. Foi um verdadeiro baile de carnaval, como nos bons tempos, que conse-guiu empolgar nã só oa mais idosos, mas também aos inúmeros jóvens e crianças presentes. Foi uma verdadeira festa de confrater-nização das famílias, com duração de umas 3 horas, embora o público insistisse em pedir uma prorrogação. Ao final os cantores, já exaustos, cantaram o clássico "Cidade Maravilhosa". 4/02/2008