RELATOS & RUMORES

sábado, 5 de abril de 2008

SANDOVAL, O FUNCIONÁRIO QUERIDO
Chama-se Sandoval Mota Vieira, carinhosamente chamado por “Dudú”, o mais antigo funcionário do Clube Social de Paraíba do Sul. Aos 69 anos de idade, ele vive sempre o dia dia do clube que se localiza à avenida Marechal Castelo Branco, 352, no Jardim Velho. Como todos devem saber, o CSPS foi fundado no ano de 1953, quando um grupo de associados do Riachuelo, resolveu que, a qualquer custo, o próximo carnaval teria que ser realizado no novo clube. E isso realmente aconteceu, apesar de não existirem no local nem mesmo uma parede. E assim aconteceu, com todos os participantes abrigados apenas numa enorme barraca. Naquela época, Sandoval foi chamado pelo saudoso Laerte Castilho para trabalhar no clube. Ele nasceu em Recreio, em MG, onde já trabalhava em serviço pesado desde os 7 anos. A família se mudou para Paraíba do Sul, deixando lá apenas um dos 10 irmãos. Sandoval é figura muito estimada por todos os associados. Perguntado se era o chefe da limpeza, falou para Relatos & Rumores que detesta essa denominação. ----“Existem dois outros faxineiros, --- disse --- mas eu faço questão de trabalhar junto deles, pois sou convicto que Chefe é só mesmo Deus no céu”.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

CHÁ DE PANELA
Maristela Barros Pinto, formada em direito e funcionária da Vara Federal de Três Rios, dileta filha está esperando gêmeos para o próximo mês de maio. Os futuros netinhos Rodrigo e Felipe (do papai William), virão se juntar ao Eduardo, este filho do Marcelo e Rose. Pelo fato de ser figura por demais estimada pela sociedade sulparaibana, para registrar seu último mês de gravidez, capitaneados pelo casal Nazareth e Carlos Bezerra , ela foi homenageada por dezenas de casais amigos e outras figuras dos mais variados setores com um churrasco realizado domingo passado, nas dependências do Clube Social de Paraíba do Sul. Foi uma verdadeira festa, durante a qual também tivemos o prazer de encontrar tradicionais amigos como Alain, Luís Vale, Professoras Marlene e Raquel, Murilo, Fucks, Antenor e tantos outros. Na verdade, a confraternização foi uma explosão de momentos de enorme alegria e felicidade geral, que iniciou por volta das 13 horas, terminando por volta das 20.

INDÚSTRIA DE PRIMEIRO MUNDO
Sapucaia está vivendo momentos de enorme euforia, em razão das transformações que estão sendo implementadas em alguns setores, o que favorece sua economia que, antigamente, se baseava muito mais na agricultura. A inauguração da moderníssima fábrica da Paraibuna Embalagens, veio alavancar definitivamente o Condomínio Industrial de Anta, ensejando a implantação de outras indústrias no local. Já sabemos que a empresa “Arroz Carreteiro”, nacionalmente conhecida, que irá ocupar uma área e galpão de 30 mil m². Outra que está em negociações é a Lorigraf, que trabalha com produtos gráficos. Em Jamapará, existe também uma boa movimentação no mesmo sentido, lembrando que todas estas notícias tem base real, que nada tem a ver com aquelas conhecidas basófias de períodos eleitorais, que falam de indústrias e mais indústrias que jamais virão.

Modelo mineiro é o 3º do mundo
Considerado a versão masculina de "Gisele Bündchen" quando ela foi revelada, o top model mineiro Evandro Soldati 22, está conquistando cada vez mais reconhecimento no mundo da moda. Ele é o novo garoto-propaganda da campanha da Armani Jeans para o Inverno 2008/09.As fotos foram tiradas em Ibiza pela dupla Mert Alas e Marcus Piggott no fim do ano passado.O modelo de 22 anos ilustra ainda a nova campanha da Dolce & Gabbana, clicada em Nova York, por Steve Klein.Evandro começou sua carreira em 2001, após ser um dos finalistas do concurso Supermodel Brazil. Hoje, o top é o brasileiro mais bem colocado no ranking do site Models.com, ocupando atualmente a oitava posição

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Globo processa o ator Rodrigo Faro, diz jornal
A TV Globo entrou com ação judicial contra o ator Rodrigo Faro, que a trocou pela Record, informou o colunista Daniel Castro, do jornal Folha de S.Paulo.De acordo com a publicação, a emissora requer o cumprimento integral de contrato, que vai até 30 de junho de 2010, ou o pagamento de multa, pela "rescisão imotivada", superior a R$ 600 mil.A assessoria de Rodrigo Faro diz que a multa já foi paga. A Globo afirma que Faro apenas enviou notificação informando estar disposto a conversar sobre a multa contratual.
Rodrigo Faro



homenageando mortos pela ditadura
A memória dos jornalistas Davi Capistrano e Vladimir Herzog foi lembrada no lançamento da Caravana da Anistia, ontem, em cerimônia comemorativa aos 100 anos de fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro. A caravana integra o Projeto Educativo Anistia Política: educação para cidadania, democracia e os direitos humanos, uma iniciativa da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. A cerimônia na ABI contou com a presença do ministro da Justiça Tarso Genro. O jornalista Davi Capistrano desapareceu em 1974 entre as cidades de Uruguaiana (RS) e São Paulo, depois de ter vivido clandestinamente no país por três anos, durante a ditadura militar. Vladimir Herzog morreu em 1975, depois de torturado no DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações/ Centro de Operações de Defesa Interna), em São Paulo, onde se apresentou para prestar esclarecimentos sobre suas ligações com o Partido Comunista Brasileiro.

"A PROPOSTA"
O espetáculo “A Proposta” estreou em fevereiro deste ano, no Teatro do Leblon, onde obteve grande sucesso de público e de crítica. Com o intuito de fazer uma homenagem aos diretores e atores do cenário teatral atual e discutir a arte de fazer teatro, o espetáculo – que também marcar a estréia do ator global Ricardo Tozzi nos palcos – é uma comédia hilariante, rica em discussões e surpresas. Os atores, sob direção de Daniel Gaggini, prometem levar o espectador ao delírio, diante do inusitado. A peça será apresentada em Petrópolis pela Unimed Petrópolis e pela Deep Jeans no dia 11 de abril, domingo, às 18h.

MEDICINA CUBANA PARA CONTER DENGUE
Pedro Porfirio
Não acredito que o governador Sérgio Cabral vá levar adiante seu anúncio de que chamará médicos de Cuba para ajudar no combate a dengue aqui, no Rio de Janeiro.Mas se ele fizer isso, estará tomando uma das raras atitudes lúcidas do seu governo, porque a ilha de Fidel Castro tem os maiores especialistas no combate a esse mosquito, que se manifestou lá pela primeira vez de forma mortal em 1981, no contexto da guerra bacteriológica dos Estados Unidos contra Fidel.Aliás, por falar em médico de família, aquele que cuida de você para não ficar doente, devo lembrar que os cubanos deram uma excelente contribuição no Estado de Tocantins, para onde 700 deles foram contratados pelo governador Siqueira Campos, um conservador que sabe que em saúde não pode haver politicagem, nem discriminação ideológica.Mais de 99,1% da população está coberta com um médico e uma enfermeira da família. No geral, há um médico para cada 100 pessoas em Cuba. A mortalidade infantil e a expectativa de vida em Cuba são, respectivamente, 5,4% por mil nascidos vivos e 77 anos, índices superiores ao de países como Estados Unidos, Japão e Dinamarca, segunda a UNESCO. Foto: Crianças cubanas livres da dengue, apesar da guerra biológica dos EUA

EM DIA MAIS FELIZ:
CÂMARA CONCEDE 10% A SERVIDORES
Em reunião realizada na noite da última quarta-feira a Câmara de Vereadores, que anteriormente nos reservou aquele vexame ao aprovar a famigerada agência reguladora com salários em torno de R$8 mil para 5 privilegiados amigos do prefeito Bomtempo, aprovou um magro reajuste para o funcionalismo municipal, em torno de 10%, um pouco mais do que os 5 do ano passado. A medida a entrar em vigor em julho, vai beneficiar inativos e pensionistas do INPAS. Coincidentemente com a reportagem de Relatos & Rumores, o presidente ddo Sisep, Osvaldo Magalhães acha que esse índice poderia chegar aos 15%, tendo em vista a defasagem que vem sendo imposta à laboriosa classe.

SCANER PARA MEDIR O CORPO
• Um estudo antropométrico do Senai/Cetiqt, no Rio de Janeiro, quer fazer um diagnóstico sobre o corpo dos brasileiros. Para isso, usará o body scanner, que faz uma leitura precisa e detalha mais de 100 medidas do corpo humano, em cerca de dez mil voluntários. O aparelho, que funciona como uma espécie de cabine provadora, captura as medidas e exibe, na tela do computador, as formas tridimensionais. A pesquisa tem como objetivo facilitar a padronização da modelagem de roupas, levando em consideração as características regionais. O equipamento já é utilizado em várias lojas pelo mundo, como a Bon Marchê, em Paris, que o utiliza para desenvolver jeans sob medida.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

CARAMUJOS, NOVA AMEAÇA QUE VEM AÍ
Autoridades sanitárias do país, que agora se acham emparedadas a procura de solução para o atendimento emergencial das pessoas infectadas pelo mosquito “aedes aegypt”, transmissores da dengue hemorrágica que assola o municipio do Rio de Janeiro, precisam ser alertadas por outra ameaça que vem por aí, representadas pela invasão dos caramujos africanos. É a chamada praga dos caramujos. Eles já são vistos aos milhares em vários bairros de Três Rios e até de outros municípios da periferia e mesmo os mais distantes. O fenômeno faz parte de ações de irresponsáveis pelas costumeiras agressões ao ecossistema. Atualmente, de 6 a 8 bairros da cidade eles aterrorizam a população que reside em proximidades de córregos e rios. "Especialmente quando chove,. ---explica Odete que mora na rua Jorge Pereira, nos fundos do campo do Triângulo --- eles avançam para os quintais das casas a procura de alimentos e comem até nossas plantas". Autoridades da secretaria estadual de saúde pedem para que a população não consuma o caramujo, além de não ter uma boa carne, pode transmitir doenças. Hospedeiro natural do verme Angiostrongylus costaricensis, agente causador da angiostrongiliase abdominal, doença que pode matar em função da perfuração intestinal. O caramujo gigante africano é um grande molusco terrestre nativo no leste-nordeste da África e foi introduzido no Brasil para substituir o escargot - utilizado na culinária. Usar luvas para recolhe-los e eliminar o caramujo gigante africano (achatina fulica) com sal grosso para desidratá-los (como é feito com lesmas) enterrando-os em seguida.

PLANOS DE SAÚDE OFERECEM NOVOS SERVIÇOS
Os planos de saúde devem ampliar a partir de hoje (2) a cobertura mínima de atendimento médico e hospitalar aos seus beneficiários, segundo determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Todos os contratos firmados a partir de 1999 estão obrigato-riamente incluídos nos novos serviços. O atendimento depende da modalidade contratada pelo paciente e os planos de saúde não podem cobrar a mais pelos procedimentos. O Plano de Saúde Unimed Natal, por meio de nota divulgada à imprensa, "defende que as novas coberturas deveriam estar disponíveis apenas aos contratos que serão celebrados a partir da data de hoje, com seus preços de comercialização já corrigidos para suportar o aumento de custos".

JORNAL IMPRESSO PERDE PARA INTERNET
O número de pessoas que passaram a se informar pela internet aumentou em todo o mundo, segundo pesquisa divulgada na quinta-feira pela Universidade de Columbia, nos EUA, junto ao público daquele país. O relatório afirma que "o número de norte-americanos que se informam on-line está crescendo, e muitos deles estão indo para marcas estabelecidas confiáveis". Figura no alto do ranking dos dez sites de notícias de maior audiência nos EUA, segundo dados reproduzidos no relatório a partir de pesquisa do Instituto Nielsen, o Yahoo News, que mantém parceria com mais de 400 jornais diários.Quanto à mídia tradicional (impressa), a conclusão é do relatório The State of the News Media 2008 (o estado da mídia noticiosa), lançado nesta semana pelo Projeto para a Excelência em Jornalismo do Instituto Pew, ligado à universidade, "as perdas em circulação, ainda que não estejam se acelerando, prosseguiram" em 2007, mas na internet, a "audiência total, incluindo os sites, está em alta". E "há mais sinais de inovação do que antes", nas redações, diz a pesquisa.

terça-feira, 1 de abril de 2008

PRÊMIO ACADEMIA
Revestiu-se de intensa beleza e requinte a concorrida cerimônia de outorga das láureas aos agraciados com o prêmio APL 2007 e investidura dos novos Membros Honorários empossados também na mesma oportunidade.A renomada Arcádia Cultural que é presidida pelo Acadêmico Dr. Joaquim Eloy Duarte dos Santos que presidiu a sessão solene, contou mais uma vez com a impecável atuação do escritor e acadêmico Fernando Costa Presidente do Cerimonial e coordenador geral do evento que conduziu como ninguém a memorável sessão, elegante, sóbrio e fiel ao protocolo em seus pormenores. Mereceu ainda destaque a intronização dos lauréis pelo menino Julian, a decoração de Amauri de Lima, os arranjos florais que foram oferecidos às Sras. criado por Pedro Meirelles, as artisticas comendas e diplomas, a magnífica atuação do Banda do 32º BIMTZ sob regência do Maestro Sub-Ten Oscar, a bela voz de Isabel Cristina, os acordes de Paulo Gantzel e Gustavo Cerqueira, enfim, as recepcionistas Rotima Cerimonial Ana, Débora e Leyde e sob a proverbial batuta de Angela Badaró.Parabéns pois a todos os agraciados, jóias de raro quilate de nossa cultura, parabéns a APL e principalmente a Fernando Costa e Joaquim Eloy que mais uma vez fizeram do Sta. Cecilia um Olimpo trazendo todos os Astros celestes até o chão. (Foto: Presidente Joaquim Eloy, menino Julian, Bispo Diocesano de Petrópolis Filippo Santoro e Acadêmico Fernando Costa)