RELATOS & RUMORES

sexta-feira, 7 de março de 2008

ONDE RESIDE O ELEITOR
A Justiça Eleitoral que estará dirigindo as eleições nos municípios desta região, recebeu uma informação que eleitores residentes do outro lado da ponte que serve de ligação entre o centro de Levy Gasparian e o território mineiro, estariam votando na condição de residentes na cidade. A fiscalização estará de olho vivo para analisar caso a caso, afim de constatar se a denúncia é fundamentada. Caso positivo, poderão ocorrer punições para aqueles que estiverem adotando a prática ilegal. Como se pode notar pela foto, apenas 80 a 100 metros separam os dois municípios de Levy Gasparian e Santana. Moradores do lado mineiro, se valem do comércio e banco existente na cidade, fazendo com que se torne muito difícil saber o verdadeiro domicílio de todos os cidadãos que circulam na área.



aos 200 anos da chegada da família real ao Brasil
O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, que está no Rio participando das solenidades comemorativas dos 200 anos da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, recebeu nesta sexta-feira o título de Presidente Honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).Em seguida, almoçou com intelectuais e representantes do movimento artístico brasileiro, antes de seguir para o Palácio São Clemente, onde teve audiência com o prefeito carioca, César Maia. O primeiro compromisso oficial da agenda de Cavaco Silva no Rio foi um concerto na noite desta quinta-feira, no Teatro Municipal. Apesar dos apelos de Relatos & Rumores para que visitasse Petrópolis, afim de conhecer o Museu Imperial e outros monumentos referentes a família imperial, o presidente afirmou que aceitará o convite, mas para uma outra oportunidade.



Mulher brasileira avança em
cargos de chefia, diz estudo
A edição 2008 do estudo "Melhores Empresas para Trabalhar - Brasil", elaborado pela consultoria internacional Great Place to Work, mostrou um aumento na participação de mulheres nos postos de trabalho nas 100 melhores empresas. Em 2007, as mulheres ocupavam 44% das vagas, sendo que 32% dessas profissionais atuavam em cargos de liderança - índice que no ano de 1997 era de apenas 11%. O estudo foi divulgado hoje em referência ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). A publicação destaca que a ascensão das mulheres no ambiente corporativo brasileiro tem tido um crescimento gradual e consistente nas melhores empresas instaladas no País. A pesquisa mostra que em 2006 a ocupação feminina no ambiente corporativo era de 38%, dos quais 31% equivalentes a postos de chefia. A título de comparação, ao analisar o ambiente corporativo no México, a consultoria Great Place to Work aponta que o índice de participação feminina nas 100 melhores empresas daquele país estava em 41% no ano passado - 16% dos cargos de direção e 31% de gerência. Dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) mostram que o número de mulheres empregadas no setor de serviços aumentou 2,1% em 2007, na comparação com 2006, na região metropolitana de São Paulo. É o setor que mais emprega mulheres, que têm participação de 52% no total da mão-de-obra desta área.

quinta-feira, 6 de março de 2008

ONG CASA VERDE DARÁ LIÇÕES DE MEIO AMBIENTE
Com a resença de razoável público, além de várias autoridades como o Vice Prefeito Vinicius Farah e do secretário do meio ambiente Nedeu Bezerra e presidente da OAB local, foi inaugurada, na quarta-feira passada, a Ong “Casa Verde”, cuja sede é localizada à rua Carlos Ribas, no centro. O diretor da entidade, é o ambientalista Thiago Vilaverde, formado em direito ambiental pela Universidade Severino Sombra. Falando para Relatos & Rumores ele disse que a principal missão da Ong é preparar as novas gerações para os desafios que nos serão impostos no sentido de motiva-las para a adoção de novos hábitos. Hábitos esses, destinados a melhor proteger o ecossistema da região. Nesse sentido, serão ministrados tais ensinamentos a turmas de alunos da Rede Escolar.

quarta-feira, 5 de março de 2008

SAPUCAIA:
PAULO COELHO AINDA NÃO
MEXEU NO SECRETARIADO
Falando com exclusividade para Relatos & Rumores, o novo prefeito da cidade, Paulo Coelho, afirmou que deverá promover algumas alterações no secretariado o que, entretanto, será feito de forma muito bem pensada. ---"Não quero ser injusto. A responsabilidade de conduzir um município nos leva a estudar detidamente todos os setores e o que de positivo vinha sendo feito para o bem da população", --- disse ele para nossa reportagem. Com palavras simples, ele revelou certa prudência na direção dos destinos da cidade. O novo prefeito está preocupado com a saúde e a segurança nesta nova fase que Sapucaia está experimentando, em especial, com o advento da Usina de Simplício, que está sendo levada a efeito por Furnas. Nos seus primeiros dias à frente da administração do município, deu para perceber seu estilo cauteloso. Por nosso intermédio, ele faz questão de deixar uma mensagem de confiança no futuro da cidade.

PARAÍBA DO SUL:
O GUIARONI QUE EU VÍ
Ghiaroni trabalhou no antigo Cinema Íris, na década de 30, fazendo parte de uma equipe onde se destacava o Laudelino da Silva Santos, 85 (foto) tradicional figura da sociedade que recebeu a reportagem de “Relatos & Rumores” em sua casa da rua Saldanha Marinho, 31. Laudelino contou que, por longos anos, fez parte do círculo de relações de Ghiaroni. Estudaram no antigo Colégio "Andrade Figueira", na fase em que funcionava no antigo Grande Hotel. ---“Daquela turma do cinema Iris, ---disse nosso informante --- faziam parte ainda o Izaltino, o “Tindá” e até o José Romero Gamboa que, mais tarde, foi prefeito e deputado estadual”. O velho Nicolau Visconti (cujo filho faleceu recentemente) era o proprietário do cinema, que tinha como bilheteira a Itália Ciodaro e porteiro Joaquim Reginaldo. Já revelando qualidades intelectuais, Ghiaroni era encarregado de escrever nas tabuletas os nomes dos filmes. Elas eram distribuidas nas esquinas, para conhecimento da população. Nosso entrevistado confirmou que Ghiaroni trabalhou como ferreiro na oficina do próprio pai, ali na rua Marechal Floriano onde, atualmente, mora o sr. Geraldo Rocha. Depois, na Cerâmica D’Ângelo e ainda numa loja que ele não lembra o nome. Contou, também que, na década de 40, ele e Ghiaroni foram para o Rio. O escritor foi morar com a mãe Miquelina e as irmãs na rua Almirante Cockrane, na Tijuca. Começou trabalhando no O Jornal, dos Diários Associados, na rua Sacadura Cabral. Era encarregado da produção do suplemento e quadros de aventuras. A Rádio Nacional, ainda incipiente, surgiria através da amizade com os irmãos Armando e Floriano Faissal. Lá chegaria ao topo da carreira, produzindo novelas e programas de expressão nacional como “Flavio Cavalcanti”, "Manoel Barcelos", "Paulo Gracindo", além de programas musicais como o do cantor Orlando Silva. Uma impressionante produção de poesias tomava seu tempo até alta madrugada. Homem de comportamento simples, seu amor a Paraíba do Sul, ficou patenteado com suas visitas constantes, onde ficava reunido com amigos e contemporâneos em longos papos no bar do Sr Mario Pinto. Toda esta trajetória profissional, o próprio Ghiaroni confirmaria em entrevista levada a efeito na própria Rádio Nacional. De uma coisa a atual geração deve ficar sabendo que esse saudoso sul-paraibano ocupou lugar de destaque numa emissora de rádio que, naquela epóca, era uma espécie de TV Globo dos dias atuais. Deixa para a história uma obra verdadeiramente magistral.

TRÊS RIOS:
FALTA DE ILUMINAÇÃO EM VÁRIAS RUAS, CAUSA MEDO
Uma reclamação constante dos moradores trirrienses, é quanto à falta de luz nas ruas não só dos bairros, mas também do próprio centro da cidade, como é o caso da rua Dr. Walmir Peçanha, e boa parte da avenida Pref. Alberto Lavinas, por exemplo. Segundo um dos queixosos, o que acontece na rua Padre Solano, entre a Professor Moreira e o Campo do Triângulo, é verdadeiro escândalo. O bairro de Vila Isabel, é um bom lugar para se viver, entretanto, problemas como esse atrapalham quem tem que passar por ali durante a noite. Quem mora no Barros Franco, fica até mesmo sem opções para seus momentos de lazer, uma vez que a única praça Geraldo Martins, acha-se em estado de abandono, com bancos quebrados. sem iluminação e tomada pelo matagal. O pintor Ronaldo Nunes Pacheco, 44 anos, conta como a falta de iluminação nas ruas Padre Solano e Perciliana Figueiredo, atrapalha o dia-a-dia dos moradores. — "As pessoas ficam com medo de sair de casa à noite. Nosso bairro é bom para se viver, mas são esses pequenos problemas que atrapalham nossa rotina. Saímos de casa sem saber o que vamos encontrar pela frente" — conta o pintor

SERGIO CABRAL:
AUXÍLIO-EMERGÊNCIA
O Prefeito Rubens Bomtempo e o Governador Sérgio Cabral entregaram, na terça-feira passada, em cerimônia no Teatro Paulo Gracindo, os primeiros cheques do Programa Auxílio Emergência à famílias do distrito de Itaipava prejudicadas pelo temporal do dia 3 de fevereiro. O primeiro lote beneficiou 84 famílias cadastradas pelo serviço de assistência social da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac). Até o fim do mês, serão contempladas mais de 500 famílias. A entrega dos cheques foi mais uma ação da Prefeitura e do Governo do Estado em auxílio às vitimas das fortes chuvas de fevereiro que castigaram Itaipava. O Programa Auxílio-Emergência e os serviços da Frente Emergencial de Trabalho serão financiados com uma verba de R$ 3 milhões solicitada por Bomtempo ao governador Sergio Cabral, que atendeu prontamente ao pedido.



Falta de iluminação em várias ruas causa medo
Uma reclamação constante dos moradores trirrienses, é quanto à falta de luz nas ruas não só dos bairros, mas também do próprio centro da cidade, como é o caso da rua Dr. Walmir Peçanha, e boa parte da avenida Pref. Alberto Lavinas, por exemplo. Segundo um dos queixosos, o que acontece na rua Padre Solano, entre a Professor Moreira e o Campo do Triângulo, é verdadeiro escândalo. O bairro de Vila Isabel, é um bom lugar para se viver, entretanto, problemas como esse atrapalham quem tem que passar por ali durante a noite. Quem mora no Barros Franco, fica até mesmo sem opções para seus momentos de lazer, uma vez que a única praça Geraldo Martins, acha-se em estado de abandono, sem iluminação e tomada pelo matagal. O pintor Ronaldo Nunes Pacheco, 44 anos, conta como a falta de iluminação nas ruas Padre Solano e Perciliana Figueiredo, atrapalha o dia-a-dia dos moradores. — "As pessoas ficam com medo de sair de casa à noite. Nosso bairro é bom para se viver, mas são esses pequenos problemas que atrapalham nossa rotina. Saímos de casa sem saber o que vamos encontrar pela frente" — conta o pintor

segunda-feira, 3 de março de 2008

IMPOSTO DE RENDA
A Receita Federal começOU a receber as declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2008, com ano-base 2007 na segunda-feira passada. A Receita espera 24,5 milhões de declarações, até o prazo final para a entrega, marcado para 30 de abril. A declaração é obrigatória para as pessoas físicas que receberam mais do que R$ 15.764,28 em 2007. Este ano, o valor sofreu uma correção de 4,5% na tabela do IR. Ano passado, era obrigado a declarar quem recebeu mais de R$ 14.992,32.Pessoas físicas que tinham, no fim de 2007, um patrimônio de R$ 80 mil também estão obrigadas a fazer a declaração do imposto este ano. Assim, como as pessoas físicas que tiveram rendimentos isentos, ou não-tributáveis, de pelo menos R$ 40 mil no ano passado, ou fizeram operações em bolsa de valores, de mercadorias e de futuro.A Receita Federal disponibiliza, também a partir desta segunda-feira (3), o programa do IR em seu site http://www.receita.fazenda.gov.br/, onde o contribuinte pode procurar todas as oreintação para fazer a declaração