RELATOS & RUMORES

sábado, 21 de junho de 2008

S. José do Vale do R.Preto:
BIBLIOTECA MUNICIPAL
O prefeito Manoel Esteves e a secretária de educação, Profª Eny Esteves da Cunha, estão convidando a todos os nossos leitores para a cerimônia de inauguração da nova e moderníssima Biblioteca Municipal "Nancy de Castro Esteves", instalada à rua Coronel Francisco Limongi, na Estação. A solenidade está marcada para este sábado, às 20 horas. Essa nova unidade estará disponibilizando computadores banda larga, com espaço suficiente para acomodação dos estudantes que alí poderão encontrar todas as respostas para as matérias e os exercícios referentes ao tema determinado por seus professores. Esta é uma conquista que a cidade ficará devendo ao esforço e a dedicação da secretária de educação.

sexta-feira, 20 de junho de 2008


ORQUESTRA CYCLOPHÔNICA
A Orquesta Cyclophônica, integrada por 15 professores da UERJ, será uma das atrações do 8º Festival de Inverno a ter início no próximo dia 27. Está prevista uma exibição do grupo em passeio ciclístico que começará na praça Dom Pedro, indo até a avenida Koeller. Um grande acompanhamento de ciclistas da cidade já está sendo organizado. A abertura do 8º Festival de Inverno, será no dia 27, às 20 horas, na Catedral de São Pedro de Alcântara. Nesse dia, haverá a apresentação do espetáculo "A Música dos Anjos", com os Motetos de Bach, mais acompanhamento de coro e Orquestra da Cia. Bachiana Brasileira, ficando a regência a cargo do maestro Ricardo Rocha.


8º FESTIVAL DE INVERNO DE PETRÓPOLIS
O 8º Festival de Inverno, terá sua abertura marcada para o próximo dia 27, às 20 horas, na Catedral São Pedro de Alcântara, contando com a apresentação do Coro e Orquestra da Cia. Bachiana Brasileira, com regência de Ricardo Rocha, apresentando a obra “A Música dos Anjos, com Motetos de Bach. A promoção que todos os anos muda a cara da estação em Petrópolis, teve sua programação anunciada a imprensa numa reunião realizada na quarta-feira passada, no Hotel Solar do Império. Segundo Mirian Dauelsberg, presidente da Dell’Arte, este ano serão incluídas inúmeras novas atrações durante o desenrolar do evento, esperando que sejam todas elas do agrado dos apreciadores das artes. A primeira-dama do município, Luciane Bomtempo, que representou o prefeito Rubens Bomtempo, será a madrinha da Campanha da Solidariedade que arrecadará 1 quilo de alimento não perecível e agasalhos nas entradas dos eventos.
Entidades Beneficiadas
As doações serão distribuídas para as seguintes entidades beneficentes: APAE, API-AIDS, APPO, Assojiô, Associação São Charbel, Casa Bem Alcides de Castro, SOS Vida, Pastoral da Criança Igreja Sagrado Coração de Jesus, Padre Quinha, Pestalozzi, Lar Santa Catarina, Sal para Terra, São José Bento de Cotoleno, Renovar Saúde da Criança, Associação Nova Jerusalém e Creche São José do Itamarati. A 8a Edição do Festival de Inverno terá apresentações no: Teatro Municipal Paulo Gracindo, Museu Imperial, Palácio de Cristal, Praça da Liberdade, Praça da Inconfidência, Praça da Liberdade, Praça 14 Bis, Hotel Solar do Império, Praça Dom Pedro II, Igreja Luterana, Casa da Ipiranga, Palácio Rio Negro e Petropolitano Futebol Clube também serão palcos para apresentações de espetáculos teatrais, concertos, balés, shows, corais, festivais artísticos, entre outras atrações.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

BAIXOS SALÁRIOS:
Em protesto servidores lavam escadas da Alerj
Centenas de funcionários públicos estaduais das áreas da Saúde, da Educação e da Segurança fizeram manifestação anteontem (quinta), nas escadarias da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), no Centro do Rio. Eles defendem um reajuste único emergencial de 66% para todos e a fixação da data-base em 1º de maio. Muitas faixas e cartazes foram exibidos pelos servidores que se sentem abandonados pelo poder público. As escadarias da Casa também foram lavadas com água e sabão por algumas senhoras integrantes do grupo. A manifestação, apesar de barulhenta, foi pacífica e não chegou a congestionar o tráfego na região.

FESTA JUNINA
Areal dá início ao circúito das grandes festas juninas. Neste fim de semana, a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Gaby, fará realizar uma delas, relembrando as grandes festividades caipiras que tanto sucesso faziam no passado. Os dirigentes da entidade estão recebendo apoio estrutural da prefeitura, que cedeu as dependências da quadra existente ao lado do colégio, a qual também é disponibilizada para que seus moradores possam realizar alí suas festas e jógos esportivos. Quem comparecer, vai contar com uma estrutura caracterizada para um evento junino, contando com barracas de comestíveis.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

VIAJANDO JUNTO COM DOM JOÃO
O formato é familiar, mas o tabuleiro ao lado não é de um jogo qualquer. Ele pertence ao "Travessias", a mais nova criação educativa do Museu Imperial de Petrópolis. A idéia surgiu a partir da exposição homônima, que transformou um pavilhão inteiro do museu em navio para oferece ao público a oportunidade de experimentar duas viagens. A primeira é a feita por Dom João e sua corte e, a outra, realizada por um navio negreiro. Regina Resende, coordenadora do Centro de Educação Patrimonial do museu, e Cátia Vasconcelos Vianna, técnica em educação do Iphah, foram as responsáveis por transformar a viagem da corte portuguesa ao Brasil em um jogo com casas de sorte e azar. Quase 200 perguntas testam o conhecimento da garotada com questões que abordam detalhes da viagem de Dom João, a cultura africana e os navios negreiros e o universo náutico.