RELATOS & RUMORES

sábado, 22 de março de 2008

ABDISIO MOSTRA CARÊNCIAS
Abdisio Bernardo, o mais famoso fotógrafo da cidade e da região, é sempre entevistado aos sábados pela manhã, no programa "Vanguarda da Comunicação". Na semana que passou, ele apresentou críticas gerais sobre o abandono em que se encontra a cidade, em especial quanto ao acesso através da rua Izaltino Silveira, e sua extensa reta que realmente se acha em estado mais que lamentável. Tamanhos são os buracos que, há tempos, moradores revoltados colocaram vasos de plantas para evitar que motoristas fossem surpreendidos e tivessem prejuízos em seus veículos. Em sua fala, Abdisio levantou a hipótese de que algum empresário desejoso de implantar sua indústria e chegasse por aquele lado, levaria uma péssima impressão, a ponto de fugir para outros lados, como aconteceu com o dono da Paraibuna Embalagens.

PONTE DA DIVISA COM PETRÓPOLIS
Cada dia que passa, aquela ponte existente na divisa de Areal com Petrópolis, pela antiga Estrada União Indústria, apresenta um processo de deterioração cada vez mais intenso. Além do piso danificado, o pior são os corrimãos já parcialmente destruído, conforme se pode notar pela foto. É preciso que as autoridades enfrentem o problema que deveria ser prioritário. É a chamada medida do atacado, que vai ficando esquecida, dando lugar às chamadas obras eleitoreiras inócuas como pintura de meio-fios, shows caríssimos de efeito passageiro como aqueles gastos com o carnaval. Caso o prefeito Laerte Calil não tome providências urgentes, de uma hora para outra, poderemos ver interrompida a ligação rodoviária entre Areal, Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.

sexta-feira, 21 de março de 2008


Santa Casa da Misericórdia do Rio faz 426 anos
A Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, uma das instituições filantrópicas mais antigas do país, completa 426 anos na próxima segunda, dia 24. Seus cinco hospitais espalhados em diferentes pontos da cidade reúnem 1.730 leitos, 75 enfermarias, 69 ambulatórios e 27 salas de cirurgia. Na área assistencial, a Santa Casa mantém dois repousos para idosos e ainda desenvolve um trabalho educacional administrando o Educandário Romão Duarte e o Educandário da Misericórdia, além de 12 creches e colônia de férias. Os serviços prestados pela Santa Casa incluem ainda a área funerária, que conta com 13 cemitérios e um crematório.

DESMATAMENTOS
Os desmatamentos das mais diversas áreas de preservação ambiental, são uma constante preocupação das autoridades do setor. Ocupações irregulares existem às dezenas, e agora, quem mora nas proximidades da rua Presidente Sodré, no Independência, estão denunciando a existência de algumas delas. Ficamos sabendo que até mesmo um processo já existe em andamento, mas devido a lentidão conhecida, as invasões vão se alastrando até quando não se sabe.

RECICLAGEM DE ÓLEO (USADO) DE COZINHA
Um litro de óleo de frituras despejado no rio, polui um milhão de litros. Na terra, polui o lençol freático, ou seja, ás limpíssimas águas subterrâneas. Nos últimos tempos, o assunto vem revelando a preocupação de ambientalistas como nós de Relatos & Rumores. Em últimas edições, temos divulgado trabalhos de reciclagem de óleo que estão sendo processados em Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, e não poderíamos deixar de aplaudir a iniciativa da diretora da Escola Municipal “Américo Silva, de Três Rios, Professora Virginia Maria Figueiredo. ---“O óleo de fritura é resíduo que pode causar muitos danos ao meio ambiente”, disse ela, acrescentando que é preciso viabilizar destinação correta ao produto. Em parceria com a Escola Estadual Coronel Antonio Peçanha, de Levy Gasparian, ela espera conseguir sucesso com esse projeto, que espera seja adotado nas demais escolas da cidade..
Quem desejar obter maiores informações sobre a forma correta de transformar o óleo (já utilizado nas frituras) em sabão, detergente ou mesmo em biodíesel, indicamos o Departamento de Meio Ambiente da Fiocruz, através dos telefones (21) 2209 21230 ou 2209 2175.

INUNDAÇÃO EM PARAÍBA DO SUL
Em conseqüência dos temporais que assolaram a região nos últimos dias, foi necessária a abertura das comportas da Represa do Funil, em Barra do Piraí, o que provocou o transbordamento do leito do rio Paraíba. Os pontos mais atingidos na cidade, foram o bairro da Cruz das Almas, rua Teixeira Leite, na Ponte Preta e a praça Marques de São Marcos, onde fica o Jardim Velho e o Clube Social de Paraíba do Sul. O fato aconteceu a partir da madrugada de segunda-feira passada, dia 17. Moradores da região mais próxima à Igreja de Santa Josefa, foram os mais prejudicados pela invasão das águas no interior das próprias casas. A Defesa Civil compareceu ao local, para auxiliar na remoção de pertences e transferir velhos e crianças para local mais seguro. O septagenário Vicente José Figueiredo e seu neto Paulo Vitor, que residem na rua Teixeira Leite, ficaram de plantão o dia inteiro, tentando evitar maiores prejuízos para um pequeno curral onde mantém vacas e bezerros transferidos, rapidamente, para lugar mais seguro num sítio das proximidades. Por ser uma segunda-feira, o Clube Social não chegou a interromper sua programação de festividades, apesar de sua direção ser forçada a mobilizar equipes para limpeza extra em suas dependências, em especial as piscinas.A situação voltou ao normal na terça-feira, na parte da tarde.

INUNDAÇÃO EM P. DO SUL
Em conseqüência dos temporais que assolaram a região nos últimos dias, foi necessária a abertura das comportas da Represa do Funil, em Barra do Piraí, o que provocou o transbordamento do leito do rio Paraíba. Os pontos mais atingidos na cidade, foram o bairro da Cruz das Almas, rua Teixeira Leite, na Ponte Preta e a praça Marques de São Marcos, onde fica o Jardim Velho e o Clube Social de Paraíba do Sul. O fato aconteceu a partir da madrugada de segunda-feira passada, dia 17. Moradores da região mais próxima à Igreja de Santa Josefa, foram os mais prejudicados pela invasão das águas no interior das próprias casas. A Defesa Civil compareceu ao local, para auxiliar na remoção de pertences e transferir velhos e crianças para local mais seguro. O septagenário Vicente José Figueiredo e seu neto Paulo Vitor (foto) , que residem na rua Teixeira Leite, ficaram de plantão o dia inteiro, tentando evitar maiores prejuízos para um pequeno curral onde mantém vacas e bezerros transferidos, rapidamente, para lugar mais seguro num sítio das proximidades. Por ser uma segunda-feira, o Clube Social não chegou a interromper sua programação de festividades, apesar de sua direção ser forçada a mobilizar equipes para limpeza extra em suas dependências, em especial as piscinas.A situação voltou ao normal na terça-feira, na parte da tarde.

BONDINHO DE SANTA TERESA
Repercutiu da forma mais contundente, a reportagem publicada pelo jornal O Globo, de terça-feira, dia 18. que enfocou a lamentável história da tão badalada reforma dos bondinhos de Santa Teresa, o conhecido e bucólico bairro do Rio. Segundo a matéria, o trabalho realizado pela empresa T’Trans, de Três Rios, não teria correspondido às expectativas da Prefeitura do Rio. Os veículos “reformados” colocados em funcionamento, revelaram que foram introduzidas profundas alterações com falhas técnicas no projeto original. A tal ponto de impedir que os mesmos se movimentem normalmente nas mais diversas curvas, provocando seguidos descarrilhamentos, o que jamais ocorria antes com o projeto originário da Inglaterra. Segundo comentários, o contrato de quase R$20 milhões de reais, para a reforma dos demais bondes, será cancelado. Procuramos a sede da empresa em Três Rios,para confirmar ou desmentir a reportagem, mas ainda não obtivemos o retorno.
Informe:
Subindo a rua Almirante Alexandrino, o bonde vai do bairro ao centro da cidade pelos Arcos da Lapa, um antigo aqueduto.O bondinho de Santa Teresa além de transportar moradores e turistas pelas ladeiras íngremes do bairro, se tornou um cartão-postal da cidade do Rio e um verdadeiro museu ambulante desse antigo meio de transporte, hoje praticamente desativado no mundo inteiro. A repercussão dessa infeliz operação, está correndo as páginas de vários outros jornais.

quinta-feira, 20 de março de 2008

FERNANDO COSTA
Depois de vários anos de destacados serviços prestados à sociedade petropoli-tana, o advogado trirriense, Fernando Costa foi uma das personalidades homenageadas pelo Legislativo local, ´por ocasião da sessão solene comemorativa dos 165 anos de fundação da cidade. Aquí no flagrante, ele aparece ao lado do Frei Moser, outra personalidade também distinguida pela Câmara de Vereadores por seus extraordinários serviços prestados ao município. Na condição de intelectual dos mais produtivos, Fernando Costa tornou-se uma espécie de figura das mais solicitadas pelas várias entidades de classe, ou seja, práticamente todas as academias dos mais diversos ramos da cultura. São duas das mais justas e significativas homenagens, que os representantes do póvo petropolitano prestaram, perante uma platéia composta por mais de mil representantes das classes mais representativas da cidade.

“PRÊMIO ACADEMIA-2007”
O presidente da Academia Petropolitana de Letras, professor Joaquim Eloy Duarte dos Santos, já empossado para o biênio 2008/2009, informando para a reportagem de Rela-tos & Rumores, que está marcada para o próximo dia 27 deste mês, a festividade de abertura do Ano Acadêmico. Na mesma ocasião, será efetuada a entrega do “Prêmio Academia Petropolitana de Letras aos agraciados no ano de 2007, além da ourtorga de honrarias acadêmicas a outorga de honrarias acadêmicas a personalidades da vida cultural e social de Petrópolis. Quanto aos demais membros da diretoria, são os seguintes: vice-presidente, acadêmica Carmen Felicetti; Conselho Fiscal: Sylvio Adalberto do Nascimento, Humberto Batista Leal, Jerônymo Ferreira Alves Netto, Fernando Augusto Magno e Alberto Beckhäuser. Secretário: Laert Rodrigues Goulart e Gustavo Wider, respectivamente como 1º e 2º secretários; tesoureiros Antuan Charif Simão e Roberto Francisco; bibliotecário, Paulo Machado da Costa e Silva. Relações Públicas, o advogado Fernando Costa.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Espanha reconhece erros
e quer fim da crise
O Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha reconheceu, na tarde de quarta-feira passda, os "erros" praticados no tratamento dado a passageiros brasileiros. O episódio deflagrou uma crise entre os dois países, há cerca de um mês. Autoridades dos dois países têm mantido reuniões com o objetivo de resolver o impasse. No próximo encontro, marcado para os próximos dias, será buscada uma solução final para o problema.- Nenhum sistema é infalível...isso disse o próprio ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba - comentou uma fonte para jornalistas internacionais, na quarta-feira. Ainda segundo o funcionário do Ministério, o ministério não sabia o que estava sabendo "dos erros até que eles começaram a chamar a atenção da imprensa e da opinião pública".- Graças à imprensa, os mecanismos para solucionar os problemas se aceleram. O caso está em vias de ser solucionado. O primeiro passo está dado, que é a conversa - garantiu.

terça-feira, 18 de março de 2008

GHIARONI: HOMENAGEM PÓSTUMA

Conforme seu Relatos & Rumores havia antecipado, as senhoras Marina e Regina, filhas do saudoso escritor, produtor, diretor, jornalista e poeta sul-paraibano Giusepi Ghiaroni, (na foto ao lado da esposa Marina Visconti Ghiaroni) falecido recentemente, compareceram na cidade para as cerimônias finais de sepultamento de seu pai. Antes, participaram de um café da manhã, na residência do tio Francisco Visconti e esposa Orminda. Posteriormente, foram até a sede do Executivo local. O grupo foi recebido pelo prefeito e secretários, seguindo-se a reunião no salão nobre da prefeitura, quando foi destacada a grande obra deixada o alto valor intelectual de um dos mais destacados filhos da cidade. Na ocasião, falou o prefeito Gilberto Leal que lembrou o sentimento de orgulho que o povo da cidade sempre demonstrou pelo homenageado. O apresentador da TV Globo, Sérgio Chapelem, genro do homenageado, também se fez presente à cerimônia, reservada a familiares e um número restrito de convidados. Depois seguiram para o Cemitério Doutor Leopoldo onde, no túmulo da família, foram depositadas as cinzas do saudoso intelectual. Um memorial deverá ser erigido pela PMPS, para que as próximas gerações e turistas possam aferir o que ele representou para a cultura da cidade, do estado e do nosso país.

domingo, 16 de março de 2008

RUBENS DE CASTRO BOMTEMPO
A morte do médico Rubens de Castro Bomtempo, (78) pai do atual prefeito de Petrópolis, ocorreu justamente no dia em que o município comemorava seus 165 anos de fundação. Ele estava internado, há mais de um mês, no Hospital da Beneficiência Portuguesa, no Valparaiso, por deficiência renal e pulmonar. Sua passagem pela política começou depois de uma intensa atividade como um dos médicos mais atuantes e queridos da cidade. Começou como vereador, vice-prefeito, prefeito e deputado estadual. Como prefeito, teve o mandato cassado e direitos políticos suspensos por 10 anos pela ditadura militar, no ano de 1965. Apesar disso, continuou participando da política e dos movimentos sindicalistas. Sua morte, vem encerrar um ciclo dos mais importantes da vida petropolitana. Uma missa na Catedral de São Pedro de Alcântara, foi rezada na tarde do domingo, seguindo-se a cerimônia de cremação realizada segunda-feira, no Cemitério do Caju, no Rio. Em virtude do falecimento do ex-Prefeito, foram canceladas todas as solenidades comemorativas do aniversário da "Cidade Imperial".

MANUAL PARA ATENDER MULHERES GRÁVIDAS
A secretaria estadual de Saúde está preparando um novo protocolo de atendimento a gestantes com suspeita de dengue. O manual, organizado por técnicos dos setores da Saúde da Mulher e da Vigilância Ambiental, alerta aos médicos para que fiquem atentos no primeiro contato com a paciente, lembrando que é preciso valorizar as queixas e a evolução da febre, além de prestar atenção a possíveis sangra-mentos. O gerente da Saúde da Mulher, Marco Apolinário, explica que a atualização dos médicos com relação ao atendimento das gestantes é importante por vários fatores, entre eles, que a gravidez provoca a alteração vascular, o que representa um risco a mais para a grávida que contrair dengue hemorrágica. — Por causa da alteração vascular, o sangramento se torna bem mais intenso, o que piora o quadro de saúde. Outra complicação no caso da gestante com dengue hemorrágica é o risco de descolamento da placenta, o que pode levar a um aborto — lembra. Outro risco grave é a transmissão vertical (da mãe para o feto). No ano passado, 439 gestantes tiveram dengue no Estado. Em 2008, até o início de março, foram 63 notificações