RELATOS & RUMORES

sexta-feira, 28 de março de 2008

GOVERNADOR NA CIDADE
O governador Sérgio Cabral e o prefeito Roberto Bontempo, acompanhados do presidente do Proderj, Paulo Coelho, lançaram ontem, o projeto municipal de Monitoramento por Câmera de Segurança e o programa Cidade Digital. O primeiro prevê a instalação de câmeras no centro histórico para garantir segurança aos equipamentos urbanos e ao trânsito. Já o segundo, uma parceria entre o Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), a Prefeitura e a Motorola, garante o acesso gratuito à internet em alta velocidade, com seis locais públicos para acesso sem fio à web (os chamados hot zones) e amplianção da velocidade e do alcance da rede cabeada. O governador também entregou a nova unidade de habilitação e identificação civil do Detran e o Centro de Atendimento ao Cidadão (Dr. Rubens de Castro Bontempo, em homenagem ao ex-prefeito da cidade), que, a partir de ontem, passou a funcionar no Terminal Rodoviário Imperatriz Leopoldina (antiga rodoviária), no Centro. Cabral também repassou para a União o antigo prédio do fórum para a instalação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Petrópolis.






UMA GRANDE E MODERNA FÁBRICA


A Paraibuna Embalagens inaugurou no dia 25 de março, em Sapucaia (RJ), a sua nova unidade industrial de papelão ondulado, numa cerimônia contou com a presença de 500 convidados, dentre eles representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Sapucaia, além de clientes e fornecedores. A unidade industrial integra a política de crescimento e expansão da Paraibuna – iniciada há dois anos -, sustentada por uma evolução tecnológica, e reitera novo posicionamento perante o mercado nacional. O diferencial competitivo da fábrica está diretamente relacionado à tecnologia de ponta do maquinário para a produção de papelão e impressão de caixas. O Projeto Sapucaia recebeu investimentos superiores a R$ 20 milhões, envolvendo a construção da fábrica com 22 mil metros quadrados e a aquisição de equipamentos de última geração, que garantem, à empresa, maior competitividade, posicionando entre os principais players do mercado brasileiro de papelão ondulado e tornando-a capacitada para disputar novos segmentos de maior exigibilidade, com um incremento de produção acima de oito mil toneladas.A implantação da unidade de papelão ondulado em Sapucaia deu-se em razão da proximidade com os clientes e a facilidade de logística. Parte dos recursos foram adquiridos pelo financia-mento concedido pela Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro / INVESTERIO, por meio do Fundo de Recuperação das Empresas Fluminenses, específico para estimular o crescimento de regiões menos desenvolvidas economicamente no Rio de Janeiro. Nesta nova fase, a Paraibuna estará estruturada da seguinte forma: a tradicional fábrica de Juiz de Fora, com mais de 40 anos de atuação, receberá investimentos da ordem de R$ 15 milhões para a modernização do parque industrial, ficando responsável pela fabricação integral de todo o papel necessário para o abastecimento da Unidade Sapucaia – que inclui papel branco, miolo e capa -, garantindo o processo produtivo verticalizado e auto-suficiente. Além disso, a planta industrial juizforana será estruturada e especializada em nichos de mercado, como a indústria moveleira e o setor de avicultura, fornecendo lotes especiais e de entrega rápida.

PADRE JAC
Qualquer que seja o colega que se proponha a escrever sobre a importância ou a personalidade do Padre Jac (José Augusto Carneiro), vai encontrar dificuldades pela falta de espaço disponível. Principalmente, quando se trata do nosso caso que é através da Internet. Em seus 30 anos de sacerdócio, ele já prestou inestimáveis serviços a causa da Religião Católica, com uma prestação de serviços da mais alta relevância às comunidades onde serviu. Não temos a disposição toda sua rica trajetória, mas sabemos que foi Vigário na Comunidade do Distrito de Bemposta, (Três Rios), de onde foi chamado para servir na Catedral, em 18 de fevereiro de 1990. A Comunidade Petropolitana, acabou o convocando para ser patrono e e organizador de inúkmeras outras atividades extra clero, surgindo assim as mnais diversas e vitoriosas promoções como a “Personalidades Petropolitanas”, “Festival de Músicas Sertanejas”, “Natal dos Pobres”, “Campanha dos Agasalhos”, e tantas outras. Além disso também funcionando como Diretor-Presidente da Rádio Imperial, que completa seus 50 anos de inúmeros serviços prestados à cidade. Por ocasião da passagem dos 165º aniversário de Petrópolis, a Câmara de Vereadores prestou significativa homenagem à emissora representada, na ocasião, por esse batalhador incansável que é esse nosso amigo, Padre Jac, admirado por todos. Não só os católicos, mas de todas as outras religiões.


A TAL DE EDUCAÇÃO NOTA 10 ?
A tão propalada EDUCAÇÃO, que continua sendo usada como um indevido marketing pessoal para o Alcaide Celso Ramos, acaba de receber uma derrota acachapante. A história foi a seguinte: Um estudo do Ministério da Educação, em parceria com a Unicef, selecionou as cidades que implantaram experiências vitoriosas para manter as crianças na escola e garantir um aprendizado a partir de parceria com os pais e a sociedade civil. No RIO DE JANEIRO, acusou uma única cidade vitoriosa, que foi Santo Antônio de Pádua, no Noroeste do estado. O Índice de Desenvolvimento Educação Básica, (DEB) é o indicador criado pelo MEC para avaliar o ensino no país. É calculado a partir da nota média na Prova Brasil, teste de leitura e matemática aplicado nas turmas de 4ª a 8ª série do ensino fundamental (atuais 5º e 9º anos, onde o ensino fundamental já dura 9 anos), e da taxa de aprovação. O indicador orienta o Plano de Desenvolvimento da Educação, que fixou metas bienais de melhoria do Ideb até 2021. A escala é de 0 a 10. Santo Antonio de Pádua, obteve 4,6 no Ideb com média de 88,4% de aprovação nos anos iniciais do ensino fundamental, que é o único da competência das Prefeituras. Ensino Superior é atribuição do MEC. São ao todo, 37 municípios considerados com exemplos de como investir na qualidade da educação fundamental. Como se vê, Três Rios não consta em nenhuma das listas.
ENSINO À DISTÂNCIA
Constitui um dos mais graves erros, acreditar na balela de que os cursos universitários que estão faturando junto aos estudantes da cidade de Três Rios, somente existem graças ao prefeito. É que ele se aproveita do fato das pessoas ignorarem o que se passa em torno das modificações introduzidas pelo MEC. Foram liberadas pelo antigo ministro Paulo Renato, e TODOS OS MUNICÍPIOS DO PAÍS estão se aproveitando. TODOS, sem exceção. Mas não dependeu nem depende do prefeito de Três Rios, que somente tem compromisso com o Ensino Fundamental, em sua cidade e o ensino superior é atribuição ÚNICA, do MEC. Conselheiro Lafaiete, em MG, conta com 25 faculdades: Rio das Flores, por ser menor, com 8; Bom Jesus do Itabapoana, com 11, e por aí afora. Todas as faculdades desejam faturar e o Cederj criou os chamados pólos por todo o estado. Quem tiver alguma dúvida, deve consultar o site do Ministério da Educação e procurar pelo site www.min-edu.pt, www.cbed.com.br/?pag=oportunidades, www.vestibularnacional.com.br, mais e mais. Não se sabe em que dará isso, como serão os futuros doutores junto ao Enad, mas sabemos que o o Ministério da Educação decidiu ampliar de 41 para 48 os projetos de interiorização e expansão de universidades públicas no país, para atender às demandas regionais. A Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) aguarda apenas os projetos acadêmicos e arquitetônicos de cinco universidades para assinar convênios e repassar recursos aos sete novos projetos.

quinta-feira, 27 de março de 2008


ABRICÓ
O pé de abricó que vemos no flagrante, foi plantado em Três Rios, em outubro de 2004,época em que prestávamos serviço (trabalho duro mesmo) na secretaria municipal de meio ambiente. Foi uma fase muito difícil, onde enfrentamos a incompreensão do verdadeiro sentido daquilo que seja criar novas alternativas para promover um reflorestamento para as cercanias do perímetro urbano da cidade. Devido às dificuldades, fomos obrigados a aplicar os valores recebidos do DAS referente ao cargo, no pagamento da aquisição de mudas e mão de obra para 4 ou 5 trabalhadores que prestavam serviços semanais. Conseguimos plantar 12 mil mudas de espécies de mata nativa, regadas diariamente, cuidando de protege-las com os chamados aceros. Tendo saído em janeiro de 2005, quem assumiu o setor se esqueceu do recurso, com o qual, sempre evitava que o fogo penetrasse na futura mata..O resultado foi desastroso, com a incineração de 90% do trabalho. Uma pena, pois o clima da cidade é um dos mais elevados do Vale do Paraíba. E.T.- Abricó. É bom pra quê? Ajuda no controle e no combate ao câncer, dando mais resistência ao organismo. Onde encontrar? É encontrada, em pequena quantidade, nas amêndoas dos caroços de abricó, na maçã, na cereja, no pêssego, na ameixa e na nectarina. Obs.- devido as agressões que sofreu, este pé de abricó somente produzirá frutos em mais uns dois a três anos.

MARKETING
Conforme foi amplamente divulgado, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade, ABAP, promoveu no último dia 26, no Hotel Quitandinha, importante palestra ministrada pelo competente publicitário Stalmir Vieira (foto). Personalidades e estudantes ouviram e participaram ativamente dos debates, com perguntas dos mais variados temas. Stalimir enfocou os mais diversos ângulos que devem se tornar a permanente preocupação daqueles que desejam popularizar seus produtos dentro da mente dos consumidores. Em sua verdadeira aula que agradou em cheio a uma platéia atenta até o final. Uma de suas colocações que mais agradaram foi quando ele estabeleceu a diferença entre o empreendedor e o poupador, citando o exemplo de uma senhora de São José dos Campos. Falou para ele que depois de costurar durante 40 anos, finalmente conseguiu comprar sua casa. Isso, disse ele, é o caso típico de poupança, que é uma sacrificante conquista eminentemente pessoal. “Empreendedor é diferente --- disse ele--- pois é o caso daquele que deseja deixar sua marca para a história”. Stalmir esclareceu que o objetivo precípuo do empreendedor deve ser sempre construir “para fora”, na percepção para quanto maior o número de pessoas. “Fazer com que as pessoas tenham sempre em mente o nome do seu produto”, --- concluiu. O publicitário Clóvis Speroni, presidente da Abap, informou para a reportagem de Relatos & Rumores, que sua empresa vai promover esse tipo de palestras em mais de 44 cidades do país, com destaque para Recife, Campina Grande, Maceió, Fortaleza, Petrolina, etc. Em Petrópolis, o evento contou com os apoios da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Petrópolis, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e do Sistema Firjan.

INCENTIVOS FISCAIS
A Lei de Incentivos Fiscais beneficiou outras 26 empresas das mais variadas atividades. Juntas, elas vão possibilitar investimentos da ordem de R$ 38 milhões, com a criação de 1.813 novos empregos diretos e indiretos. O evento de concessão dos incentivos foi realizado na noite de terça-feira (25/03) no Palácio de Cristal. As empresas vão contar com isenção de IPTU por 10 anos e redução da taxa da alíquota de ISS em até 2%. Com mais este lote, desde a criação da lei em 2003, 139 empresas receberam o incentivo, gerando um investimento de cerca de R$ 450 milhões. Receberam os incentivos da Prefeitura: A.M.M. Real, Armando Alves Construção, Camélia Branca Incorporação Construção de Imóveis, Campos do Conde Construção, Carius Informática ltda, Confeitaria Dr. Thouzet Ltda, Divino Sedução Malhas ltda, DRM Com. Veículos, Gabiobra, Hotel Buriti da Serra, Império da Serra, Indústria Comércio de Produtos Alimentícios Flathai ltda, M&M Plástic ltda,Makore Móveis, Mec-Q Comércio e Prestação de Serviços Metrológicos, Morar Bem Empreendimentos Participações e Incorporações ltda, Nova Stockar, Pontas Shelbe ltda, Pousada Absolut Business Apart ltda, Silper Restaurante, Solar do Império, Supermercados Celma, Terê Frutas Comércio de Alimentos e Panificação ltda, Unimed Petrópolis e Viação Treze de Junho.

OS RISCOS DO VOLUME ALTO
Os adolescentes parecem saber que música em alto volume pode prejudicar sua audição, mas a maior parte deles não vê motivo para baixar o volume em seus iPods, sugere um pequeno estudo.Em discussões com grupos de estudantes de duas escolas na Holanda, pesquisadores constataram que os adolescentes estão em geral cientes de que ouvir um player de MP3 em volume elevado demais pode prejudicar sua audição. Mas a maioria deles afirmou ainda assim que ouve seus aparelhos em volume máximo, e que não tem planos de mudar de prática.Como muitos estudos que envolvem adolescentes, os participantes deste negaram o risco pessoal que sofrem. A maioria está informada sobre os riscos da música alta, em termos gerais, mas acredita ter "baixa vulnerabilidade pessoal" a perdas de audição, reportaram os pesquisadores no Journal of Pediatrics.Isso posto, declarou Ineke Vogel, a cientista responsável pela pesquisa em entrevista por e-mail com a Reuters Health, "recomendamos vigorosamente aos país que discutam com seus filhos o uso de players de MP3 e as potenciais conseqüências de longo prazo, e irreversíveis, em termos de capacidade auditiva."

terça-feira, 25 de março de 2008

Nova arma contra mosquitos faz sucesso no Rio
Em tempos de epidemia de dengue uma nova "arma" vem fazendo sucesso no comércio popular do Rio de Janeiro: são as raquetes elétricas, que são vendidas por ambulantes em sinais de trânsito. O objeto, quando atinge um mosquito, dá choques e queima os insetos. O ambulante Roberto Galdino, que trabalha nas ruas do Centro, contou que desde janeiro o movimento aumentou e que chegou a vender 30 raquetes em um só dia. A grande procura, segundo ele, levou a uma elevação também no preço. "As pessoas estão se prevenindo de todas as formas e o choque dessa raquete é capaz de matar o mosquito na hora. No início do ano a gente vendia por R$ 10, mas agora já vendemos até por R$ 20", disse.


Cada idade um estilo
Descubra quais as roupas ideais (e também as proibidas) para andar sempre elegante da cabeça aos pésAs mulheres estão descobrindo que as roupas podem ser uma ótima fonte de juventude. Assim como uma peça pode tornar sua silhueta mais magra, ela também pode esconder alguns anos do seu RG. Basta reparar na atriz Betty Faria, a Bárbara de Duas Caras. Aos 66 anos, ela desfila elegância. "As roupas da Bárbara me caem bem, porque são feitas para o meu corpo. Nem justas demais nem curtas, mostrando a barriguinha." Segundo a consultora de moda Christiana Francini, a mulher deve levar a idade em conta na hora de se vestir. "As mulheres compram basicamente as mesmas peças ao longo da vida. O segredo é que elas vestem essas roupas de maneiras diferentes, de acordo com sua idade. Uma blusa pode ajudar uma mulher a parecer mais jovem ou madura. Basta saber usá-la", explica.


Alimentos que combinam
Feijoada com laranja pode, mas café com leite não: conheça as misturas alimentares benéficas e prejudiciais à absorção de nutrientes Quando ingeridos juntos, alguns alimentos têm seus efeitos potencializados. Esse é o caso, por exemplo, das brasileiríssimas combinações de arroz com feijão e de feijoada com laranja. Porém, algumas misturas competem entre si, como queijo com presunto e café com leite. Nesses casos, um interfere na absorção do outro durante a digestão. Daniela Jobst, nutricionista da Clínica NutriJobst, de São Paulo, apresenta casamentos perfeitos de comidas e junções em que a química entre elas não tem nada de atraente. OPOSTOS QUE NÃO SE ATRAEM :: Café com leite Poderosa fonte de ferro, vitamina C e cálcio, o leite perde suas propriedades quando misturado com café. A cafeína dificulta a absorção desses três nutrientes. Opte por uma das duas bebidas :: Queijo e presunto Eles parecem nascidos um para o outro, porém, não existe tanta harmonia nessa dupla. O ferro do presunto competirá com o cálcio do queijo durante a fase de absorção pelo intestino. Assim, é bem possível que boa parte dos nutrientes de um dos dois alimentos não seja aproveitada pelo organismo.

segunda-feira, 24 de março de 2008

ALARME FALSO
No encerramento da programação de aniversário da cidade, a Artenaserra Produções, com apoio da Prefeitura Municipal e Fundação de Cultura e Turismo, estão mantidos para este sábado às 21 horas e, amanhã, domingo, às 18 horas, no Teatro Paulo Gracindo, os dois últimos espetáculos dessa extraordinária comédia protagonizada por Eri Johnson, Flavio Migliaccio e Luciana Gonçalves. Trata-se de uma crítica à constante tentativa em querer entender a psiqué humana. O sucesso da peça é indiscutível, até porque já vem credenciada pelas apresentações bem sucedidas em várias outras cidades.

O MAIS INCRÍVEL TRANSBORDO
Conforme já foi amplamente divulgado pela imprensa petropolita-na e da periferia, a Prefeitura da "Cidade Imperial" tentou construir uma estação de transbordo num local absolutamente inadequado do bairro de Quitandinha. Devido aos mais diversos motivos, inclusive pelo fato dos enormes prejuízos que ameaçavam até mesmo a segurança dos antigos moradores do local, além do que a citada obra se colocava em flagrante desreipeito a legislação ambiental, o assunto foi parar na Justiça que acabou embargando a tresloucada iniciativa do governo municipal. Com o abandono em que ficou o local, outros problemas já começam a incomodar a população como é o caso das fortes chuvas que estão causando inundações na região. Além disso, a água estagnada que fica retida nas entranhas dos tijólos furados de alvernaria, é uma ameaça para a criação do mosquito "Aedis Aegipt", transmissor da dengue. Enquanto vai sendo aguardado o embargo final e a demolição, é preciso que providências sejam tomadas com a máxima urgência.