RELATOS & RUMORES

sábado, 17 de maio de 2008


A MORTE DA ESCRITORA ZÉLIA GATTAI
Em absoluta primeira mão em toda nossa periferia, Relatos & Rumores informa que morreu neste sábado, a escritora Zélia Gattai, viúva de outro extraordinário intelectual Jorge Amado. A Academia Brasileira de Letras divulgou nota de pesar e luto pelo passamento cademia Brasileira de Letras divulgou nota de pesar e luto pelo passamento de lembrando que a ABL “chora a oerda de uma notável e querida colega.” Leitores interessados em maiores detalhes, pedimos acessar a página abaixo:
Escritora Zélia Gattai morre aos 91 anos em Salvador


TRÊS RIOS:

AFINAL QUEM MANDA NO PDT ?
Uma batalha que promete até ‘rounds’ na Justiça, é o comando do PDT, em Três Rios. Embora o Abdisio,o Getúlio e outros autênticos garantam que o controle é deles e do grupo fundador a legenda está na coligação de apoio à pré-candidatura Vinicius a prefeito. Leonardo se apresenta e dá entrevistas como “presidente do partido”. Walmir de Oliveira, Abdisio e outros autênticos se mostram assustados com a provável ‘pernada de anão’, que receberam dizem que não vão dar mole para o Leo. Eles alegam que foram atropeladas pelas executivas de fora, mas tentarão provar que são os reais comandantes pedetistas em Três Rios. “Mesmo que o Celso fique com o PDT, 90% dos pré-candidatos não pedirão votos para Vinicios. Trabalharão para o Doutor Jones, do PT, informou uma fonte pedetista à coluna

sexta-feira, 16 de maio de 2008

PMDB DE CAMPOS É DESPEJADO
Por causa de uma dívida, de valor não divulgado, dos proprietários do imóvel com a Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira, de Belo Horizonte, o PMDB de Campos foi despejado de sua sede, na rua Marechal Floriano, no centro da cidade, na tarde de ontem, por decisão do juiz da 3ª Vara Cível, Carlos de Azeredo de Araújo. Por volta das 17h, empregados de uma empresa de mudança começaram a retirar os móveis e levar para um caminhão. Os retratos de Anthony Garotinho, Rosinha e Geraldo Pudim, que ficavam no saguão de entrada do prédio, foram tirados da parede e embalados. Surpreso, o secretário geral do partido, Suledil Bernardino, limitou-se a dizer que decisão judicial não se discute, cumpre-se.


Final do impressionante túnel em rocha, onde a água chegará com excepcional pressão para movimentação das turbinas
HIDRELÉTRICA DE SIMPLÍCIO
Depois de marchas e contramarchas, que levou a profundas alterações no projeto inicial, finalmente a empresa Furnas Centrais Elétricas, está levando a cabo a construção do complexo de usinas da geradora de Simplício, um sítio cuja extensão engloba cerca de 30 quilômetros de extensão. Jornalistas que representam os mais variados órgãos de imprensa da região foram convidados na quarta-feira passada para uma visita às obras, já em andamento, a cargo de um consórcio dirigido por Furnas, e composto pelas empresas Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez, estando revista a responsabilidade pela implantação de toda a estrutura a cargo das especializadas Impsa e Inverall. Primeiramente, mais de 40 jornalistas ouviram a esplanação de todo o projeto por parte do engenheiro Marcio Porto, assistente da superintendência de empreendimentos de geração de Furnas, que explicou, nos mínimos detalhes, todas as etapas do empreendimento de duas unidades de produção (Usina de Anta prevista para gerar 28 mw) e a principal, a de Simplício com uma produção de 305,7 mw. Um pequeno tempo para as inevitáveis perguntas, foi interrompido para que todos seguissem para a visita ao canteiro das obras de Simplício.
MEGATÚNEL
O que mais impressionou a todos nós, foi a grandiosidade dos túneis, (o primeiro nem tanto), mas o de nº 3, impressiona pela grandiosidade, algo verdadeiramente espetacular, nos seus seis quilômetros de extensão e 15 metros de largura e de altura, sendo considerado como, depois de pronto, algo como o maior do pais, ou seja, o triplo de extensão do famoso Túnel Rebouças que liga o centro à Zona Sul do Rio. Honra da engenharia nacional. A obra é considerada a maior do gênero no RJ, que vai movimentar R$1,1 milhão todos os meses na região, sem se falar na parte referente aos salários que atingirá, segundo Marcio Porto, cerca de R$2,a5 milhões no que tange aos salários de aproximadamente 4 mil operários de empregos diretos e indiretos. Com referência ao alagamento de enorme área, serão necessárias as indenizações de moradores de mais ou menos 140 propriedades no RJ e 60 no lado mineiro, cujos proprietários estão sendo justamente indenizados, o que também ocorre com uma cerâmica e pequenas outras empresas. Em próximas edições, iremos falar sobre os projetos ambientais a serem implantados e assistidos permanentemente por Furnas na região, além dos recursos em ISS a serem recolhidos para as prefeituras de Sapucaia e Além Paraíba agora e, futuramente, também a Três Rios.

Chico Alencar ironiza 'lulo-dependência' dos adversários

Rio - Referindo-se aos adversários que esperam ser alavancados pela associação com a figura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado federal Chico Alencar, pré-candidato do PSOL à Prefeitura do Rio, ironizou nesta quinta-feira fenômeno que chamou de "lulo-dependência". Em entrevista, o ex-petista reforçou a posição de candidato independente dos governos estadual e federal, mas afirmou que não vai agir como "metralhadora giratória". "A independência é boa para a cidade. Há duas ou três candidaturas que sofrem de Lulo-dependência", disse. "Mas a independência não é para me tornar uma metralhadora giratória. O Rio não precisa de metralhadora giratória, muito menos das que ceifam as vidas de inocentes", emendou. Ouça a Rádio Clube de Paraíba do Sul: www.radioclube1540.com.br

PRESIDENTE BUSH ATACA OBAMA
O presidente dos EUA, George W. Bush, provocou a ira dos democratas ontem ao comparar o senador e pré-candidato democrata à presidência Barack Obama àqueles nos EUA que defendiam um entendimento com os nazistas. A oposição contra-atacou, quebrando a tradição de nunca criticar o presidente quando ele está no exterior. Em Tel-Aviv, onde participa das comemorações pelos 60 anos de Israel, Bush levou a campanha eleitoral para dentro do Knesset (Parlamento). “Há quem acredite que deveríamos negociar com terroristas” disse. “Já ouvimos essa bobagem antes. Quando os nazistas invadiram a Polônia (em 1939), um senador americano declarou: ‘Deus, se ao menos tivéssemos conversado com Hitler, tudo isso seria evitado.’ Temos de chamar essa ilusão pelo seu verdadeiro nome: trata-se do falso conforto do apaziguamento, que várias vezes foi desacreditado pela História.” Leia mais em: Bush ataca Obama e acirra disputa


Ouça a Rádio Clube de Paraíba do Sul: http://www.radioclube1540.com.br/

MUNICÍPIO DE AREAL
TERRENO BALDIO
O visitante que chega a Areal, logo se depara com o estado deplorável em que se encontra o terreno da foto, onde existe alta quantidade de lixo, mato e várias espécies de animais, baratas e ratos. É lamentável o relaxamento demonstrado pelas autoridades da prefeitura, que não demonstram o menor interesse na solução para o rumoroso caso. Vários visitantes que chegam ao lugar nos finais de semana, já alertaram nossa reportagem para o caso. Vereadores nada comentam e nem mesmo procuram alertar o prefeito Laerte Calil de Freitas para caso tão explícito. Esse terreno fica do lado oposto da banca de jornais, e ao lado daquela loja Pavio de Materiais de Construção, cujos funcionários fazem de tudo para que ratos oriundos do local penetrem para o interior do estabelecimento. O site Frasear.com reúne milhares de citações divididas por autores e assuntos. Além disso, a cada dia, na capa do site, são destacadas algumas dessas frases, que variam desde escritos em pára-choques de caminhão até ensinamentos de grandes pensadores da humanidade.

quinta-feira, 15 de maio de 2008


Marcelo D2

Bem ao seu estilo, Marcelo D2 fala sobre música, planos de tocar mais rock de novo e conta que sua vida sempre foi muito misturada, o que talvez explique o casamento que ele faz do rap com o samba. Para o compositor, os movimentos musicais são cíclicos, e ele não descarta voltar a produzir um som mais pesado, como fazia no início da carreira. Segundo informações ainda não confirmadas pela Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, ele deverá ser uma das atrações da Exposição Agropecuária deste ano, a ser realizada em agosto. Como se sabe, o tradicional evento teve sua agenda alterada, em virtude de obras que se acham em andamento no Parque Municipal de Itaipava.

NOVO JUIZ ELEITORAL PARA O RJ
Amigos e admiradores do advogado Célio Thomaz, antigo colunista do Diário de Petrópolis estão muito felizes com a sua nomeação para Juiz Titular do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, de 2ª Instância, em ato assinado na quarta-feira passada pelo Presidente Lula. Os ex colegas prometem comparecer na cerimônia de posse a realizar-se até o dia 30 do corrente. Ele tinha seu nome integrando uma lista tríplice, da qual constavam ainda os nomes de outros dois dos maios eficientes advogados: Vânia Aieda, do Escritório Siqueira de Castro e Luciano Viana, do Escritório Ivana Nunes. Jornalistas e colunistas que receberam dele as maiores demonstrações de ética e boa convivência, pretendem homenageá-lo com um almoço num restaurante da cidade.

ELEIÇÕES VEM AÍ:
OBRAS PARA NOGUEIRA
Conforme vínhamos adiantando nos últimos tempos, agora quando caminhamos para a proximidade das eleições municipais, prefeitos como os de Petrópolis e Três Rios, começaram a fazer aquilo que a população vinha implorando há muito tempo; Por conta disso, vão realizando algumas obras (principalmente aquelas consideradas de fachada) em lugares que passaram longo tempo no abandono. É o caso de Nogueira, que começou a ser aquinhoada com a reurbanização do lago, construção de uma ciclovia e paimentaçãodas avenidas dos Amores e das Castanheiras. Sem se importar com as críticas, Bomtempo afirmou que ai dar cara nova para Nogueira. E foi falando, falando, falando...

PETRÓPOLIS:
SEGURANÇA REUNIU AUTORIDADES DO SETOR
A segurança de Petrópolis foi discutida por dezenas de autoridades que se reuniram na quarta-feira passada, num já tradicional café da manhã realizado pela Polícia Militar, no Hotel Quitandinha. Lá estiveram o Coronel Calixto Barbosa, comandante do 26º BPM, delegado titular da 106ª DP, Antonio Carlos de Almeida Rocha, do tenente coronel PM Mário Sergio, presidente do Instituto de Segurança Pública do RJ, além da secretária de controle interno da PMP Sumara Gannam Brito, do coordenador da Defesa Civil, major Rafael Simão e dos vereadores Ronaldo Ramos, Marcos Novaes e Renato Thomé. Como se sabe, o grande tema do momento é a segurança do distrito de Itaipava e até mesmo de alguns bairros do centro. O comandante do 26º BPM tranqüilizou os presentes, ao minimizar os casos de violência no centro, dizendo que “tivemos um roubo de veículo na BR-040 e um latrocínio (roubo seguido de morte) que há muito não aconteciam na cidade”. Já o titular da 106ª DP, também disse quie a situação de Itaipava, não é tão alarmante como estão dizendo, o que confirmado por lideranças comunitárias presentes.

Política Ambiental com de Carlos Minc e a pressão do neoliberal Mangabeira Unger
"Marina Silva que eu critiquei tanto por não estar por dentro dos compromissos antinacionais do presidente Luila, já não era vista com bons olhos desde que foi nomeada nos jardins da Casa Branca, ato que eu atribuia a uma exigência do presidente Busch,que apenas nos indicou o presidente do Banco Central, oriundo do Bank of Bostom. Contra tudo e contra todos, sua proposta de imprimir os critérios ambientais no coração de todas as políticas públicas, o que ela academicamente chamava de "transversalidade", era natimorta. Nada mais anti-Lula do que Marina – mas isso eu só fui descobrir agora. Dou minha mão à palmatória, já que não percebia esta verdade(...)". Enquanto a gestão Lula perde a última gota de bom senso quanto às decisões mais estratégicas para o País – a verdade é que ela era o que de melhor existia dentro da trôpega nave petista apenas seduzida por cargos, comissões e pantomimas de participação. Agora, Mangabeira Unger já fala claramente na construção de uma rede de parques industriais na Amazônia, para transformar madeira e outros produtos da floresta o que, segundo o The Economist.com, é um dos maiores absurdos. Repercussão negativa internacional. Leia Environment

quarta-feira, 14 de maio de 2008

A música do dia

Pra sempre - Leny Andrade; do cd "Um pouco de mim". Ouça aqui
Nascida no Rio de Janeiro, Leny Andrade começou a estudar piano aos seis anos de idade. Em seguida apresentou-se em programas de calouros em rádios e ganhou uma bolsa de estudos para o Conservatório Brasileiro de Música. Aos 15 anos estreou profissionalmente como crooner da orquestra de Permínio Gonçalves. Leia mais sobre Leny Andrade. E confira a letra da música no site "Crave Online".
Clique aí do lado esquerdo desta página em cima do ícone Estação Jazz & Tal e ouça pouco mais de duas mil e duzentas músicas - basicamente jazz, bossa nova e MPB. A programação da rádio está sempre mudando.

Deu em O Estado de S. Paulo

A demissão da ministra Marina Silva soa a notícia que nasce velha. Saiu agora? Por que só agora? Ela dava a impressão de que estava saindo do governo há muito tempo, talvez desde o dia do ano passado em que entrou no gabinete do presidente Lula demissionária, para discutir a licença ambiental da hidrelétrica no Rio Madeira, e voltou anunciando a criação do Instituto Chico Mendes por medida provisória, que multiplicou o Ibama por divisão celular. Com isso, ela trocava uma derrota na Amazônia por uma vitória burocrática em Brasília. E a Amazônia era seu forte. Ou não era?Não era. Pelo menos foi ali, de preferência, que o governo Lula se esmerou em emparedar a ministra do Meio Ambiente. No ano passado, o PAC foi o atestado oficial de que Marina Silva tinha ficado para atrás, em seu próprio território. Na Amazônia, onde ela queria botar, com fé meio cega, mas sincera, assentamentos de sem-terra, reservas indígenas, populações tradicionais e outras trincheiras muito sociais e pouco ambientais das políticas de conservação da floresta, o governo resolveu pôr estradas, portos, canaviais e usinas, anunciados com ostensivo descaso pela ministra.Não é de ontem que Marina Silva estava à sombra da ministra Dilma Rousseff, que é francamente hostil ao ambientalismo, como todo administrador essencialmente autoritário. Abaixo da Casa Civil, o ministro Mangabeira Unger ultimamente se arvorou de palpiteiro-mór do desenvolvimentismo na Amazônia, tomando as rédeas do PAS, que não passa de um PAC regional com outra sigla. Ou seja, até as funções indefiníveis do ministro de Assuntos Estratégicos passaram a valer mais que as da ministra do Meio Ambiente. Demitida pelo visto ela já estava. Faltava só demitir-se, antes que o segundo ou o terceiro escalão do governo atropelassem sua pasta.Quem saiu agora do governo foi o símbolo Marina Silva, ele mesmo um tanto puído pela fricção com um chefe que, claramente, nunca levou esse negócio de Meio Ambiente a sério, se é que leva assuntos a sério. Assinante do Estadão leia mais em Quem saiu do governo foi o símbolo

terça-feira, 13 de maio de 2008

AREAL
MURO DE CONTENÇÃO
Os moradores do Conjunto Habitacional e de todo o bairro Amazonas, serão atendidos numa de suas mais antigas reivindicações. Trata-se de um processo de erosão que há vários anos vinha se constituindo num grave problema na época de chuvas. O barro que descia tomava conta da pista, transformando a via num lamaçal quase intransponível. O pior é que invadia casas, sem que seus moradores pudessem contornar um problema que se repetia sempre. Agora, uma parceria com o governo do estado, vai solucionar o grave problema.

AQUECIMENTO GLOBAL
A humanidade está diante de seu maior desafio, que é diminuir a emissão de gases que provocam o aquecimento global. Se isso não acontecer, pelo menos em médio prazo, o que será do nosso futuro?Talvez, daqui a alguns anos, tenhamos que andar na rua com máscaras para respirar e usar protetor solar fator 2000. Sem contar com milhares de pessoas desabrigadas por causa das inundações nas cidades litorâneas.Mas como vencer esse desafio, se todo o desenvolvimento humano foi, e ainda é, baseado no consumo exagerado de substâncias poluidoras, como o petróleo, por exemplo? O aquecimento global é um fenômeno climático que estabelece o aumento da temperatura média da superfície terrestre. Calcula-se que a temperatura do planeta subiu quase 2ºC, com relação à década de 60. As medidas a ser tomadas para conter o avanço do aquecimento global têm sido discutidas constantemente pela comunidade internacional. Segundo o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, pobreza crescente, falta de água potável, derretimento de geleiras e o desaparecimento de uma série de espécies são as principais ameaças até meados deste século. Segundo o mesmo relatório, dentro de 25 anos, a situação de países pobres deve se agravar, com a quebra de safras e a escassez de água.

Mulher de Paulinho compra casa à vista no litoral de SP
Transação ocorreu quando PF investigava suposta partilha de propina no caso BNDES

Vista da rua na Riviera de São Lourenço, em Bertioga, onde fica a casa da mulher de Paulinho
Colocado sob suspeita na Operação Santa Tereza, da Polícia Federal, por supostamente se beneficiar de desvio de recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), 52, o Paulinho, há mais de um mês freqüenta uma nova casa em Bertioga, no litoral sul de São Paulo, registrada em nome de sua filha, Daniele Costa da Silva.O imóvel foi comprado pela mulher de Paulinho, Elza de Fátima Costa Pereira, 48, tesoureira do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes. Ela informou, por meio do advogado Antônio Rosella, ter pago R$ 220 mil pelo imóvel, com um cheque seu de R$ 160 mil e o restante em dinheiro. Segundo o advogado, a parte em dinheiro foi paga "por conveniência" e o imóvel foi registrado em nome da filha por se tratar de "uma dependente" (leia texto abaixo). Elza declarou em 2006 ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, quando se candidatou, e perdeu, a senadora paulista pelo PDT, um patrimônio de R$ 441 mil, sendo R$ 130 mil em "aplicações financeiras" na Caixa Econômica Federal e o restante equivalente a 50% de dois imóveis. Se fosse mantido intocado na poupança, o valor em dinheiro guardado por Elza na CEF seria hoje de R$ 149 mil -cerca de 67% do valor que ela desembolsou pela nova casa em Bertioga.Em 2006, Paulinho declarou-se mais pobre que a mulher, com um patrimônio total de R$ 163,1 mil.A compra do imóvel em Bertioga ocorreu "há cerca de 20 dias", segundo o advogado de Elza, ou há mais de 30 dias, de acordo com os ex-proprietários localizados ontem pela Folha em São Paulo. Demais detalhes na Folha de São Paulo de 13/05/2008

segunda-feira, 12 de maio de 2008



A música do dia
O que tinha de ser (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) - Tom Jobim e Elis Regina; do cd "Elis & Tom". Ouça aqui
Já faz mais de 30 anos que dois dos maiores nomes da música brasileira se reuniram em estúdio: a cantora Elis Regina e o compositor Antonio Carlos Jobim. O resultado - como era de se esperar - foi um álbum antológico, que virou referência da nossa boa música popular. Leia mais sobre Tom Jobim e Elis Regina. E confira a letra da música no site "Letras".
Clique aí do lado esquerdo desta página em cima do ícone Estação Jazz & Tal e ouça pouco mais de duas mil e duzentas músicas - basicamente jazz, bossa nova e MPB. A programação da rádio está sempre mudando.

vale a pena acessar
Dica de site
iMasters é um portal que aborda o mundo da tecnologia da informação. Traz notícias, artigos, vídeos, áudios, agenda de eventos sobre o tema e a participação de vários colunistas.



Deu na Folha de S. Paulo
PF vê propina da Alstom em lista com nome de senador É a contabilidade da partilha da propina. Foi assim que a Polícia Federal classificou os papéis em que os nomes do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e de Adhemar Palocci, diretor da Eletronorte e irmão do deputado federal Antonio Palocci (PT-SP), aparecem, entre outros, ao lado de uma cifra -cerca de R$ 2 milhões. No verso de uma das páginas, são citados os nomes da Alstom e da CNO (Construtora Norberto Odebrechet, segundo a polícia). O documento foi apreendido pela PF em 2006 na casa do então chefe-de-gabinete do senador Raupp, José Roberto Paquier, no curso da Operação Castores. Escutas telefônicas feitas pela polícia confirmaram as suspeitas do delegado Fernando Francischini, que chefiou a investi-gações. Paquier negociava, por meio de intermediários, com um diretor da Alstom o pagamento de cerca de R$ 300 milhões que a Eletronorte devia à empresa. Num telefonema, os investigados discutem formas de receber as parcelas de R$ 46 milhões que o consórcio esperava receber. O diretor da Alstom, Osvaldo Panzarini, e o assessor do senador foram presos pela PF e depois liberados. O assessor foi demitido; Panzarini foi promovido na Alstom -passou a ocupar a diretoria de operações. A empresa está sob investigação na França e na Suíça sob suspeita de pagar propina em países como o Brasil, Cingapura e Venezuela. Os promotores daqueles países citam que um dos casos suspeitos envolve o Metrô paulis-tano -a empresa teria pago US$ 6,8 milhões a políticos para ganhar uma licitação de US$ 45 milhões. Os documentos citam os seguintes nomes ao lado dos valores: Raupp, Nascimento, "Ademar Paloci" (com a grafia errada), Winter, Hércio e Belém. Carlos Nascimento era o presidente da Eletronorte. Hércio José Ramos Brandão ocupava a diretoria de gestão corporativa da Eletronorte e foi demitido em 2006, após seu nome aparecer na operação da PF. Assinante da Folha leia mais em: PF vê propina da Alstom em lista com nome de senador

domingo, 11 de maio de 2008

Fitoterapia.
País já conta com políticas públicas focadas no resgate da sabedoria popular
O verde que faz bem à saúdePrincípios ativos de espécies de vários biomas garantem saúde e bem-estar
O uso de plantas medicinais existe desde que se tem conhecimento do mundo. Nossos ancestrais mascavam folhas, maceravam raízes e cascas e faziam infusão de flores. A natureza tem se revelado uma farmácia caseira eficiente - tanto que vários remédios alopatas são produzidos com o princípio ativo de plantas medicinais.Pelo interior do RJ, BA, RS e MG, em inúmeros grotões e vilarejos, a figura do raizeiro ainda sobrevive. Homens e mulheres simples, mas sábios. Pajés e xamãs são considerados curadores que usam as plantas em rituais de saúde, limpeza e revitalização.A fitoterapia hoje está deixando de ser um conhecimento empírico e ganhando o respeito de cientistas e médicos. Tanto é que desde junho de 2006, o governo federal baixou um decreto que cria a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, ainda em processo de regulamentação. A validação científica acontece em cima do uso continuado de determinada planta. Quem já não tomou uma melissa, capim limão ou erva cidreira para se acalmar? Ou ainda boldo para curar a ressaca?